Grelha de Análise

Justificativa para elaboração da grelha de análise/avaliação


Partindo do conceito para análise e avaliação de recursos online retirados das idéias de Ramos (2008), identifiquei o recurso “Projecto Porta Curta na Escola” como um recurso de Nível Design correspondente aos recursos elaborados por equipe de intelectuais multidisciplinares.

Segundo Ramos, para avaliar a qualidade de recursos educacionais online, em primeiro lugar, precisamos identificar se estes recursos possuem as seguintes propriedades:

• Intrinsecamente educativos;

• Enquadram-se nas necessidades do sistema de educação;

• Têm uma autonomia e identidade em relação a outros objetos e instrumentos;

• Correspondem a padrões de qualidade previamente definidos.

De acordo com esses critérios, nem todos os recursos são iguais, nem são desenvolvidos e criados da mesma maneira. Dependerá muito da exigência investida nos recursos materiais e intelectuais. Conforme Ramos, podemos distinguir os recursos educacionais abertos no nível Mecânico, ou seja, não tem grande exigência do ponto de vista dos seus fundamentos e objetivos. É um pouco “copy paste”. Nível criativo, que exige fundamento e recorre a outras fontes e outros recursos e Nível Design que corresponde aos grandes projetos de softwares educativos, e exigem numerosas equipes, modelos de concepção industrializados e outros recursos materiais.

Elaboramos uma grelha que foi adaptada do curso de Especialização em Design Instrucional para Educação Online (2006), na disciplina Processo de Criação I, com a Professora Doutora Andrea Filatro, da Universidade Federal de Juiz de Fora. A grelha está organizada em quatro bases de análises e observando os seguintes aspectos: Técnico-pedagógicos; Design de Interface; Heurística da usabilidade e padrões técnicos. Em uma scala de 1 a 4. O número 1 equivale a (péssimo), 2 (regular) 3 (bom) 4 (óptimo).