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O que são Objetos de Aprendizagem?

Meu conhecimento a respeito dos Objetos de Aprendizagem partiu da leitura do texto “Introdução aos Objetos de Aprendizagem” (André, 2006), que apresenta os Learning Objects – Lo, e a idéia contida neles. Ou seja: a possibilidade de reutilização de seus componentes de instrução em diferentes contextos de aprendizagem.
Não há consenso nas definições para objetos de aprendizagem, as divergências entre os estudiosos dizem respeito, principalmente, à inclusão ou não das entidades não digitais. Para Wiley (2002), os Objetos de Aprendizagem podem ser reutilizados para servir de suporte a aprendizagem de qualquer conteúdo.
Os recursos digitais podem ser pequenos ou grandes. As imagens, as fotografias, as animações, os vídeos, os textos e as publicações na web, são considerados recursos digitais pequenos. Já as páginas web que incluem combinação de textos, imagens e outras mídias são consideradas recursos digitais grandes.
Características dos Objetos de Aprendizagem

Segundo Silva (2004), o Objeto de Aprendizagem deve ter as seguintes características:
Autônomo - pode ser apresentado individualmente.

Interativo - requer que o estudante interaja com o conteúdo de alguma forma, podendo ver, ouvir ou responder a alguma coisa.

Reutilizável - pode ser usado em diferentes contextos e para diferentes propósitos.

Agrupável - podem ser agrupados em conjuntos maiores de conteúdos, incluindo estruturas tradicionais de cursos;

Identificado por metadados - possui informações que os descrevem permitindo que sejam facilmente localizados por mecanismos de busca.

Para que os Objetos de Aprendizagem possam ser reutilizados e reagrupados, estes devem ser desenvolvidos segundo especificações e padrões técnicos de:
Interoperabilidade - A possibilidade de serem utilizados em diferentes ambientes amplia suas vantagens quando contextualizado para situações locais.

Reutilização - A reutilização é uma das maiores características dos objetos de aprendizagem.

Acessibilidade - A acessibilidade está ligada ao fato dos objetos serem identificados pelos “metadados”, deixando-os mais fáceis de serem localizados.

Durabilidade - A característica de evitar a obsolescência dos cursos.

Escalabilidade - A facilidade de poder ser utilizado com pequeno ou grande número de usuários.

Custo - O custo da produção e distribuição dos objetos de aprendizagem pode ficar mais acessível. As produtoras e instituições de ensino apostam na economia de escala.

A idéia principal dos objetos de Aprendizagem é separar o todo em pedaços menores, sendo que estes pedaços são padronizados e reutilizados em diferentes contextos. Esta padronização visa facilitar a vida dos Designers Instrucionais na procura e identificação de objetos com determinadas características.

Segundo Cláudio André, (2006), “a aprendizagem consiste em mais de uma idéia, porém uma delas deve ser a idéia principal e as outras derivadas dela”. Por exemplo: O arranjo de múltiplos elementos (texto, imagem, vídeo, animação, glossário, avaliação, multimídia etc.), “é um conjunto de Objetos de Aprendizagem que podem promover uma aprendizagem mais significativa”.

Alguns autores se utilizaram da Metáfora do LEGO para explicar o conceito sobre os objetos de aprendizagem, pois os blocos de LEGO, podem ser agrupados ou reagrupados com diferentes combinações. Destas combinações, é possível obter outros objetos. No entanto, nem todo objeto é combinável com qualquer outro. Para que isso aconteça, há necessidade que haja um ou mais objetos que estabeleçam as relações entre eles.
Diante do que aqui apresentamos os Objetos de Aprendizagem podem ser fundamentais na preparação de materiais para a Educação a Distância. No entanto, não basta ter material disponível na Internet, se este não tiver objetivos claros e consistentes para promover educação de qualidade. Este ainda é o maior desafio para os educadores, pois além de agregar a tecnologia ao seu cotidiano, também é preciso saber quais Objetos de Aprendizagem são eficientes e eficazes para a aprendizagem dos alunos.

Bibliografia:

ANDRÉ, C. F. (2006), Introdução aos Objetos de Aprendizagem. Curso de Especialização em Design Instrucional. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 2° Sem 2006.

SILVA, M.G. (2004), Novas Aprendizagens.