Avaliação Descritiva

Avaliação descritiva do recurso
De acordo com os critérios de avaliação analisados, podemos dizer que o Porta Curtas na Escola possui características de um recurso educacional aberto de “nível de design” que podem ser identificadas como: Técnico-pedagógicas, Design de Interface; Heurística da usabilidade e Padrões técnicos.
No aspecto pedagógico podemos dizer que o Porta Curtas na Escola atende perfeitamente às características de um recurso aberto, contextualizado, capaz de promover situações de aprendizagem eficazes, além de possibilitar outras produções e adaptações, para construção de diversos materiais didácticos. Seu acervo de 262 curtas-metragens e 235 curtas podem ser assistidos na íntegra e permitem dizer que o recurso possui um formato multimédia rico em seu potencial.

Por meio do banco de dados dos filmes, das leituras dos pareceres pedagógicos dos especialistas, da interacção nos fóruns de discussão e comentários, da troca de experiência entre os professores que relatam seus projectos relacionados aos filmes assistidos, podemos dizer que, o usuário do Porta Curtas pode atribuir significado ao processo de aprendizagem e assim interpretar informações, produzir sensações e perceber situações do cotidiano.

Quanto à abordagem pedagógica desse recurso, podemos incluir dentro de uma perspectiva pedagógica de abordagem social, colaborativa e construtivista. O que nos leva a classificá-lo como sócio-interaccionaista que é a sua capacidade de agregar conhecimento por meio da troca de experiências entre os professores cadastrados no site do porta curtas. Além disso, esses professores partilham os resultados das experiências dos filmes assistidos com os seus alunos. Segundo Motta (2008), esta abordagem “postula” que o conhecimento é criado pelos aprendentes no contexto da interacção social e como resultado desta. À medida que o recurso disponibiliza materiais aos professores e ao público educativo em geral, essa abordagem está amparada na teoria de Vigostky, ao afirmar que o conhecimento é adquirido a partir das interações com o outro e com o meio. Nesta abordagem, o desenvolvimento do pensamento é determinado pelos instrumentos lingüísticos do pensamento e pela experiência sócio-cultural do indivíduo.

O design de Interface está com excelente visualização, textos legíveis, acessíveis e enxutos de modo a tornar os objectivos compreensíveis e respostas para as dúvidas mais frenquentes por meio dos FAQs (frequentently asked questions). A interface gráfica necessita de implementação no aspecto imagens e animações, assim como, na interface social precisa melhorar a comunicação no que diz respeito interacção e comunicação em tempo real, que não há. Quanto as interface semântica e inteligente, os mecanismos possibilitam bom relacionamento com o usuário.

Na Heurística da usabilidade, o Porta Curtas na Escola permite que seus usuários tenham boas informações a respeito do conteúdo publicado e sobre o progresso do sistema com feedback apropriado em relação ao acervo do repositório. O mais interessante é o usuário não precisar pagar propinas para downloads dos materiais disponíveis.

O padrão técnico do recurso fornece óptimo feedback no que concerne a acessibilidade, mecanismos de busca, flexibilidade para reutilização, actualização e adaptação a outros ambientes, contextos e modalidades de ensino.

Quanto aos aspectos negativos que observamos foram poucos. Entre eles, destacamos que embora o recurso permita a interacção entre os professores, não está aberto aos alunos para questões de avaliação e feedback dos gestores. Além disso, para que os professores possam fazer uso do espaço do fórum, há necessidade de se cadastrar e adquirir um login de usuário e uma senha, o que considero positivo, no que tange proteger a propriedade intelectual.

Ainda sobre a acessibilidade dos alunos, creio que para atender as necessidades de aprendizagem de todos, seria interessante que os mesmos pudessem publicar suas experiências por meio de um blog ou wiki disponível dentro do próprio recurso. Em relação ao formato multimédia do recurso, penso que a interface gráfica do projecto ficaria mais interessante se apresentasse algumas imagens comentadas e trailers dos filmes mais visitados.

Nenhum comentário: