Glossário

Como algumas palavras são utilizadas com vários significados e, muitas vezes, seu emprego confunde ao invés de esclarecer, vamos a seguir defini-las e comentá-las:

Interface: Segundo Filatro (2008, p. 85), interface humano-computador é o elemento de ligação entre os seres humanos, que pensam por meio de palavras, conceitos, imagens, sons e associações, e o computador que “pensa” por meio de minúsculos pulsos de eletricidade, representando um estado ligado (0) ou desligado (1).

Interface gráfica: São as informações que aparecem no ecrã e são chamados de ícones/botões, janelas e quadros que possibilitam a visualização de um mais documentos com um único clique do rato.
Interface semântica: Diante do grande número de dados, informações e conhecimentos produzidos na internet, cresce a necessidade de localizar a informação por seu significado ao invés de por sua localização. Desse modo a interface semântica baseia-se no conceito de metadados para catalogação e busca. André (2006) e Filatro (2008).

Padrão Scorm: (shareable courseware objective reference model – modelo de referência de objetivo de aprendizagem compartilhado) é um conjunto de padrões que, quando aplicados ao conteúdo de um recurso, produzem pequenos objetos de aprendizagem reutilizáveis. O Scorm visa o compartilhamento, a interoparabilidade, a durabilidade e a acessibilidade de conteúdos de aprendizagem. Em resumo, o SCORM Meta-data contém informações que: Descrevem e identificam o recurso de aprendizagem; Apresentam o histórico do recurso e documentam quem o criou ou alterou; Provêem informações técnicas sobre o recurso; Descrevem as características pedagógicas do recurso; Provêem informações sobre direito autoral e informações de uso; Conforme André (2006), um recurso trabalha junto com outros recursos.