Recurso Porta Curtas na Escola

Disponível em: http://www.curtanaescola.com.br/



O Projecto Curta na Escola foi idealizado a partir do site Porta-Curtas Petrobras a fim de incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula. Por meio de comentários aos filmes, discussões em fórum e, principalmente, do envio de relatos de suas experiências com a exibição de filmes aos alunos, os professores contribuem para constituição de uma comunidade nacional de aprendizagem, em torno da construção colaborativa de conteúdos relacionados ao uso dos curtas-metragens brasileiros em escolas de todo país.
Esse Projecto foi idealizado em 2002, mas só em março de 2006 foi que passou a oferecer indicações de uso pedagógico para boa parte do acervo de centenas de filmes cuja exibição na íntegra é disponibilizada através do site.
O projecto visa não apenas trazer os melhores curtas-metragens brasileiros para a internet, mas também, formar um painel representativo da produção nacional de curtas, em termos de décadas, técnicas, tendências e elencos. Como recurso pedagógico online, o site do Porta Curtas na Escola, oferece aos professores cadastrados um espaço para compartilharem suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula.
Pedagogos especializados contribuíram com pareceres e fundamentação pedagógica sobre filmes que poderão ser utilizados na abordagem de temas transversais, bem como em todas as disciplinas e níveis de ensino. Esses relatos integram um repositório de experiências educacionais, abertas para consultas por todos. Além disso, os professores podem criar a sua própria “cinemateca” a fim de utilizá-la no momento necessário. Cito como exemplo desse repositório o filme “Ilha das Flores”, disponível em: http://www.sabertv.com.br/pop_boasvindas.asp?cod=647&exib=2575.
Segundo Eliane Cândida Pereira, coordenadora pedagógica do projecto, o Porta Curta na Escola, em termos de evolução, vem se expandindo progressivamente e já sofreu incrementos qualitativos em função das inovações trazidas pelo desenvolvimento tecnológico. Para o filme “Ilha das Flores”, por exemplo, que é um dos mais assistidos e recomendados, foram elaborados quatro pareceres pedagógicos, com a colaboração de especialistas em Educação, (inclusive a autora deste relatório). Você poderá ler os pareceres pedagógicos no link abaixo:
http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/parecerfilme.asp?Cod=647